Empreender por Oportunidade ou Empreender por Necessidade.

Muito se fala em empreender mas atrás dessa fala existe um desejo muitas vezes pautado por empreender por oportunidade e outro por necessidade. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é alto o número de pessoas que iniciam no empreendedorismo por necessidade. Cerca de 42,4%. 

Por outro lado, o número de pessoas que entram no empreendedorismo por oportunidade está em 57,6%. Ainda que maior que o primeiro grupo de empreendedores, esse percentual é considerado baixo em relação a outros países.

Quem empreende por necessidade é porque precisa dar um jeito de conseguir

dinheiro e sustentar a si mesma ou também outras pessoas que dependem dela.

O empreendedor por necessidade muitas vezes perdeu o emprego e acabou perdendo sua única fonte de renda. E sequer tinha uma reserva de segurança para mantê-lo diante de infortúnios da vida.

No empreendedorismo por necessidade a pessoa faz isso visando sanar uma necessidade dele. Ele faz isso apenas para que ele sobreviva diante de momentos de crise. Por exemplo: “Preciso pagar as contas e alimentar meus filhos… Tive uma ideia! Vou começar a fazer pão e vender aos vizinhos e amigos. 

Quando pensamos em empreender em oportunidade, o que vem à nossa mente são possibilidades de fazer algo! Satisfazer alguma necessidade de um certo número de pessoas e lucrar com isso. 

Uma oportunidade é algo que identificamos para que possamos lucrar com isso. Assim sendo, é um modo de ganhar dinheiro com a necessidade do outro e não a minha somente. E aqui é a grande diferença entre empreender como oportunidade ou por necessidade.

Imagine que na sua cidade você percebeu que não existe uma floricultura e as pessoas estavam indo comprar flores na cidade vizinha. 

Logo, você foi e pensou: Vou abrir uma floricultura!

A necessidade era sua? Talvez você nem goste nem ame flores, mas não foi esse o motivador da sua vontade de empreender. Não foi uma necessidade sua, mas sim dos outros. 

O comportamento das pessoas ao seu redor você foi capaz de identificar um nicho no segmento de flores que ainda não estava sendo atendido em sua cidade. Caso você decida partir para a ação, você poderá ter a possibilidade de lucrar com isso. E é dessa forma que caracterizamos o empreendedorismo por oportunidade. 

Lembrando que, às vezes o empreendedor vai encontrar uma oportunidade que satisfaça uma necessidade própria e dos outros também, e não há nenhum problema nisso. Isso acontece muito com quem está transitando de carreira e deixando o ambiente corporativo. 

A chave aqui é a questão da oportunidade, se você foi capaz de encontrar um nicho pouco explorado, ou seja, uma oportunidade, você faz parte deste grupo.

Por isso não devemos romantizar o empreendedorismo e entender que empreender é um caminho por muitas vezes de necessidade. 

Então antes de criticar a maneira que o outro empreende é importante ter empatia e conhecer a história da pessoa e o que a levou empreender. 

E você que começou a empreender não se compare ao resultado do outro e entenda que todos nós temos a nossa trajetória e até podemos ter a mesma vontade que o outro de empreender mas nem sempre temos os mesmos motivos para começar e muito menos a mesma oportunidades pelo caminho. 

Me conta! você empreende por necessidade ou por oportunidade. 

Até o próximo papo!

Débora Monique

Consultora de organização e negócios

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SE INSCREVA PARA O UP MENSAL!

receba conteúdos exclusivos

Um canal especial em que compartilho ideias para uma vida pessoal e profissional com mais clareza, leveza e realização através da organização.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Assine minha Newsletter e receba meus conteúdos exclusivos!Clique aqui para fazer sua inscrição
+
×